Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio à miríade de arranha-céus e implantado ao longo da orla de Hong Kong, o K11 MUSEA é um complexo comercial de alto padrão, repleto de lojas luxuosas e edifícios opulentos. Em meio a este contexto estonteante, o OMA projetou o KUBE, uma instalação ou pavilhão que pretende criar um espaço tranquilo, um local de encontro e socialização - um convite para um café, uma pausa no ritmo frenético da cidade de Hong Kong, um lugar pensado para que as pessoas possam parar e observar demoradamente a paisagem litorânea e conectar-se com ela.
Implantado bem em frente ao acesso principal do K11, o KUBE é um edifício-objeto compacto e multifuncional: ao mesmo tempo um quiosque, um pátio e um espaço para eventos. O cubo dourado, revestido em alumínio anodizado, muda de cor ao longo do dia e conforme as condições de iluminação natural, refletindo as tonalidades da paisagem litorâneas de Hong Kong. A estrutura projetada pelo OMA foi concebida para abrigar uma cervejaria e uma cafeteria, enquanto o pátio foi pensado para proporcionar as mais belas vistas para a baía deste a primeira hora da manhã até o pôr-do-sol no final da tarde.
O mobiliário urbano é parte integrante do projeto do KUBE. Em frente ao quiosque dourado, um conjunto de cubos de pedra servem como mesas e cadeiras onde os visitantes podem relaxar ao ar livre e aproveitar os melhores momentos do dia. Moradores e turistas encontram neste pátio o lugar ideal para sentar-se, tomar um café e apreciar as vistas para o porto enquanto conversam com seus amigos ou vizinhos de mesa. A disposição dos cubos de pedra cria um espaço de sociabilização durante o dia e podem ser arranjados de diferentes formas de acordo com as necessidades específicas de cada evento - como apresentações ao ar livre - servindo como um novo palco cultural para o centro da cidade.
Quando o KUBE recebe um evento especial, um balão vermelho gigante é inflado para comunicar à cidade e seus cidadãos que algo está acontecendo. O chamariz é visível desde o outro lado porto de Hong Kong, e funciona como uma grande cobertura inflável sob a qual os visitantes se reúnem e interagem entre si e com a cidade. Apesar de sua escala pequena, se comparado aos arranha-céus de Hong Kong, o KUBE é sim um marco urbano, um edifício simples em sua forma, mas complexo em seu programa e atividades que abriga, um edifício icônico voltado à experiência humana e não apenas ao espetáculo.